MEMBROS
Criado em 2016, o Virtù - Grupo de História Medieval e Renascentista conta com integrantes cujas pesquisas abordam diferentes aspectos das sociedades latinas, árabes, asiáticas e germânicas entre o século V e XVII.
.jpg)
Coordenador / Orientador
Prof. Dr. Francisco de Paula Mendonça Júnior
Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior possui graduação em História (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (2009) e doutorado (2014) em História e Culturas Políticas pela mesma universidade, com a realização de estágio sanduíche na Université Paris-Est Créteil. Ele também é membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), da Rede Brasileira de Estudos em História Moderna (H_Moderna) e do LAPS (Latin American Privacy Studies), vinculado ao Centre for Privacy Studies, pertencente à Universidade de Copenhague. Atualmente ocupa o cargo de codiretor do Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la UNASUR (CEEO-UNASUR), grupo de pesquisas afiliado a ESSWE. Seu trabalho discute os entrecruzamentos entre a magia e a política durante os séculos XV e XVI, tendo como objeto central as relações sociais construídas a partir e entre segredo e sigilo. Sua pesquisa lida com a relação entre a figura do secretarium, o funcionário real caracterizado pelo uso da comunicação cifrada para proteger os interesses principescos, e o magus, personagem que buscava desvendar o segredo divino ocultado na Natureza, para assim se conectar ao Criador, apresentando nesse processo uma alternativa para a renovação da fé cristã. O trabalho com obras como a Steganographia, do abade alemão Johannes Trithemius (1462-1516) e a De Furtivis Literarum Notis, do dramaturgo italiano Giambattista della Porta (1535-1615) forneceu elementos para concluir que os secretários empregaram os meios utilizados pelos magos para lidar com o segredo objetivando não apenas salvaguardar as informações de interesse do princeps, como a si mesmos também. Dessa forma, o nascimento do chamado "segredo de Estado" estaria na utilização no livro de segredos dos secretários das formas de se pensar e lidar com o secreto contidos no livro de segredos dos magos.
.jpg)
Doutorando
Francesco Santini
Possui graduação em História Licenciatura e Bacharelado (2017) na Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em História (2020) pela mesma universidade. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição. Ele também é docente de Ensino Superior em Antonio Meneghetti Faculdade.
A pesquisa aborda a relação entre controle social, crime, justiça e reprodução do poder nos territórios enfeudados pelos Colonna de Genazzano-Paliano, no Estado Pontifício, durante os séculos XVI e XVII. As fontes principais para o estudo são processos criminais e literatura jurídica.
Área de interesse: História do Crime e da Justiça; História Política; História do Direito; História Medieval e da Primeira Modernidade.

Doutoranda
Jordana Eccel Schio
Possui graduação em Artes Visuais - Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), graduação em História Licenciatura e Bacharelado (2020) pela mesma universidade e mestrado em História (2022) pela mesma instituição. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição.
A pesquisa visa analisar a repercussão do pontificado de Júlio II (1503-1513) a partir de representações, tanto iconográfica bem como escritas, produzidas no início do século XVI por alguns homens da geração daquele sujeito, a fim de compreender se as ações do papa roveresco denotam ou não uma aspiração ao exercício de uma vita activa.
Área de interesse: História Política; História da Arte; Movimento Renascentista; História do Papado.

Doutorando
Patrik Madruga Gonçalves
Possui graduação em História (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em História (2024) pela mesma instituição. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval.
Pesquisa as representações dos habitantes externos ao espaço árabo-pérsico através dos relatos de viajantes muçulmanos (séc. X-XIV). Sua análise versa sobre a dinâmica entre identidade e alteridade das fontes diante de grupos muçulmanos não-arabizados e de grupos não-muçulmanos.
Áreas de Interesse: História Cultural; História Árabe e Norte-Africana; História Global; Estudos Islâmicos; Outros Medievos; Relatos de Viagem.

Doutoranda
Gabriela Pereira da Silva
Possui graduação em História Licenciatura (2022) pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em História (2024) pela mesma instituição. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma universidade. Ela também é membro da equipe da Revista Melancolia - Revista do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental de América Latina (CEEO-AL) e do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental de América Latina (CEEO-AL). No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval.
Na pesquisa, busca compreender as discussões estabelecidas entre as três principais áreas de conhecimento dos séculos XVI e XVII, ou seja, medicina, teologia e direito, e a forma como as mesmas estabeleceram classificações e ordenamentos acerca dos demônios, bruxas e licantropos.
Áreas de Interesse: História das Ideias; Licantropia; Demonologia e Bruxaria.

Doutorando
Augusto Rocha
Graduou-se em licenciatura em História pela Graduação em História (2017) e Bacharelado em História (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Docência no Ensino Superior, pelas Faculdades QI (2019/2). Obteve seu primeiro título de Mestre em História (2021), pela Universidade Federal de Santa Maria, dentro do tema Fronteiras, Política e Sociedade centrado na Espanha Medieval do Século IX. Seu segundo título de Mestre foi concluído na Universidade de Maringá, no tema História Política e centrado em história dos Estados Unidos (2022). Ele é um estudante de doutorado na University of Colorado Boulder, sob a supervisão da Prof.ª Dra. Celine Dauverd. Sua pesquisa de doutorado se concentra no período pré-moderno da história europeia, explorando as relações transnacionais entre a comunidade judaica-sefardita de Amsterdã, a República Holandesa e Portugal – na Europa e na América Latina Colonial (Brasil Holandês).
Áreas de Interesse: História Ibéria; História Cultural e Religiosa; Cristãos Novos, Judeus e o Atlântico; Diáspora Sefarda e Amsterdam.

Graduando
Gabriel de Oliveira Serafim
Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Extensão Podcast Fios da Fortuna.
Pesquisa o entrelaçamento entre política, renascimento e magia na Inglaterra do século XVII, assim como o desenvolvimento da magia salomônica europeia e as suas influências advindas da produção intelectual cristã, islâmica e judaica entre os séculos XII e XVII.
Áreas de Interesse: História Cultural; História Global; Esoterismo; História Intelectual.

Mestranda
Daniela da Silva Martins
Possui graduação em História Licenciatura e Bacharelado (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma universidade. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval.
Pesquisa gênero e práticas curativas. Suas pesquisas atuais analisam representações do corpo feminino em dois manuais para parteiras publicados na Inglaterra ao longo do século XVII.
Áreas de interesse: História Moderna. História Cultural. História da Medicina e das práticas curativas. História das mulheres e das relações de Gênero.

Graduando
Victor K. Dias
Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval e Projeto de Extensão Podcast Fios da Fortuna.
Estuda História Japonesa com foco em mitologia xintoísta e budismo. Sua pesquisa busca analisar o papel do que chama de "herança chinesa" no processo de divinização da família imperial japonesa durante o período Nara (710-794). Sua fonte primária para análise é o Kojiki, o livro mais antigo sobre a história do Japão, importante documento sobre mitologia japonesa que busca legitimar a família imperial como descendentes da Deusa do Sol Amaterasu.
Áreas de Interesse: História Cultural; História da Ásia; Mitologia e religião.

Mestranda
Victoria Brum Vargas
Possui formação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2022), e atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição. A sua pesquisa de mestrado, em andamento, trabalha com a instrumentalização e a presença do discurso do Fascismo Esotérico no neofascismo do tempo presente, tendo como recorte de análise os materiais do clube de leitura e editora ucraniana Plomin. Sua proposta é analisar como se dá instrumentalização da linguagem do Fascismo Esotérico pela editora e a intencionalidade de seus autores em promover um discurso fortemente alinhado com um projeto neofascista e supremacista branco, que idealiza um passado e heranças europeias míticas, assim como a ideia de ascensão e aprimoramento do homem branco ao ter contato com a verdadeira intelectualidade europeia.
Áreas de Interesse: História do Tempo Presente; Medievalismo; Neofascismo; Esoterismo e História Digital.

Graduanda
Isabel Antonello Flores
Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do Centro de Estudos do Esoterismo Ocidental da América Latina. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval e Projeto de Extensão Podcast Fios da Fortuna.
Suas pesquisas se concentram no papel da alquimia e do esoterismo na construção de papéis de gênero no século XVI.
Áreas de Interesse: História Cultural; Alquimia; Gênero; Renascimento.

Graduanda
Natália Beatriz Bandeira
Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Extensão Podcast Fios da Fortuna.
Pesquisa a comensalidade coletiva dos servos através de duas pinturas flamengas do século XVI.
Áreas de Interesse: História Cultural; História da Alimentação; História da Arte.

Graduando
Davi Soares
Graduando em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval.
Pesquisa as relações entre os conceitos de ciência e magia durante o Renascimento Europeu.
Áreas de Interesse: História Intelectual; Antropologia; Filosofia; Esoterismo; Hermetismo; Renascimento.

Graduando
Gabriel Corrêa Rodrigues
Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval.
Pesquisa sobre as representações de gênero nas práticas alquímicas sexuais na China do período Han (206 AEC-220 EC).
Áreas de Interesse: História Cultural; China Antiga; Esoterismo; História de Gênero.

Graduanda
Camilla Höehr dos Santos da Silveira
Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa a formação social da medicina na Península Ibérica relacionando o multiculturalismo da região no século XII, assim como o processo de institucionalização desse saber entre os séculos XII e XIV e o entrelaçamento e disputas entre o conhecimento letrado e oral sob perspectivas de análise de gênero.
Áreas de Interesse: História Cultural; História Social da Medicina; História das Mulheres; Gênero.

Graduanda
Maria Julia Gomes
Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. No Grupo Virtù, contribui no Projeto de Ensino WikiMedieval. Possui interesse em pesquisar as representações do medievo em literaturas contemporâneas.
Áreas de Interesse: História Cultural; História da Literatura.